O que é Bichectomia?
A bichectomia é a cirurgia plástica em que há a retirada total ou parcial de duas bolsas de gorduras presentes uma em cada lado da boca, entre o maxilar e a mandíbula. Chamadas de “bolas de Bichat”.
Essas bolsas de gordura estão presentes no corpo, não importa se a pessoa está ou não acima do peso. A finalidade da Bichectomia é puramente estética, reduzir o volume da parte de baixo do rosto. Essa remoção faz com que as bochechas fiquem menores, resultando em uma aparência de rosto mais fino e alongado.
Apesar de ser um tecido adiposo, as bolas de Bichat não participam como fonte de energia para o corpo, assim elas não respondem ao emagrecimento. Ou seja, mesmo que você perca peso e diminua a quantidade de gordura, elas continuarão lá, intactas.
O procedimento é comumente praticado pelo Dentista. Porém, existe bastante controvérsia se este seria o profissional mais indicado para realizar o procedimento. Além disso, ao contrário do que muita gente pensa, a Bichectomia não é um assunto recente. Os principais trabalhos na área começaram em no final da década de 80, com o cirurgião plástico Mexicano Guerrero Santos.
Como é feita a Bichectomia?
Quando a Bichectomia é feita sem associação a nenhum procedimento, a cirurgia é intraoral, ou seja, o corte é feito dentro da boca, pois as mucosas bucais têm uma melhor cicatrização e não deixam marcas aparentes. Nesses casos o paciente recebe anestesia local ou sedação, depois, o médico procura as marcas anatômicas no interior de sua boca que indicam a localização das bolas de Bichat. Uma incisão é feita e as bolas de gordura são removidas parcialmente, raramente a operação retira-as totalmente.
Duração da Cirurgia
O tempo de duração da cirurgia dependerá da experiência do médico e de quaisquer eventuais complicações. Mas a Bichectomia dura em média entre uma hora e uma hora e meia.
Para quem é indicado?
A cirurgia de Bichectomia é indicada para pessoas que possuem o rosto muito arredondado, bochechas muito grandes, volume do rosto pouco definido e, é claro, que se incomodam com essas características. Há também aquelas que não possuem definição na mandíbula e apresentam um pouco de gordura na papada e pescoço, assim acabam não tendo o ângulo da mandíbula.
Esses dois “biótipos” de pacientes são os que mais se beneficiarão com os resultados que a bichectomia pode causar.
Como é a recuperação?
Como a bichectomia é um procedimento bem simples, a recuperação também não possui grandes complicações. Assim que o paciente sai do consultório, o recomendado é fazer compressas de gelo nos dois primeiros dias, para que o rosto não fique muito inchado. Embora o inchaço seja normal, juntamente com o aparecimento de hematomas e dor.
No primeiro e segundo dia, a alimentação do paciente deve ser majoritariamente líquida, sendo permitida a incorporação de papinhas e alimento que não demandem muita força na hora da mastigação.
Também é importante o uso de faixas de compressão faciais, que devem ser utilizadas por 3 dias. A fim de diminuir o edema e evitar hematomas.
Vale lembrar que é necessário muito cuidado no momento de escovação dos dentes para que a higiene bucal seja mantida, evitando, assim, infecções.
Odontologia e Estética SuRiso.