Você está visualizando atualmente 5 dicas para emagrecer

5 dicas para emagrecer

Mesmo não havendo uma receita ou um cardápio padrão à todos, tem alguns pontos que são universais quando o assunto é perda de peso, por isso, separamos junto com a nutricionista Gabriela Alves, 5 passos imprescindíveis de como emagrecer com saúde

 

O desafio de perder peso talvez seja o mais difícil de encarar para muitos brasileiros. Mais da metade da população está brigando com a balança, aderindo a dietas, mudança de hábitos ou até mesmo a medicamentos, como o Orlistate. Um a cada cinco brasileiros está acima do peso, pelo menos é o que indica a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2018, divulgada em julho deste ano.

 

Mudar de hábitos e principalmente de vida é um ponto importante, por isso o primeiro passo de todos é procurar um profissional especializado, é como explica a nutricionista Gabriela Alves. “A primeira coisa é procurar um profissional para que você possa ser orientado de maneira adequada, visando sua rotina e sua saúde acima de tudo. É importante não pegar qualquer dieta por aí na internet, tomar algum tipo de suplemento por conta própria, tem que avaliar todo o contexto desse paciente”.

Há algum tipo de dieta padrão?

 

Para a nutricionista não tem como estabelecer uma dieta padrão que serve para todos, por isso ressalta que o atendimento com um especialista é importante, já que cada caso é um caso. “Tem uma questão de individualidade, dieta não é receita de bolo o que é pra um às vezes não é para outro, então não tem uma dieta padrão que vai fazer a pessoa emagrecer”, explica a Drª Gabriela Alves.

Dicas que servem para todo mundo

Mesmo não havendo uma receita ou um cardápio padrão à todos, tem alguns pontos que são universais quando o assunto é perda de peso, por isso, separamos junto com a nutricionista Gabriela Alves, 5 passos imprescindíveis de como emagrecer com saúde:

 

1. Atividade Física

 

Para a Organização Mundial de Saúde é necessário praticar pelo menos 150 minutos de exercícios moderados por semana. Por isso, é importante separar alguns minutinhos por dia para fazer exercícios, tanto aqueles que queimam gorduras e ajudam a emagrecer como as atividades aeróbicas (caminhadas, corridas, bicicleta, dança, natação, entre outros), e nos exercícios para manter o corpo funcionando bem como os alongamentos, yoga, pilates, entre outros.

 

Para Gabriela Alves, a prática de atividades físicas é um dos principais passos a se tomar para emagrece com saúde. “A pessoa precisa praticar um tipo de exercício, principalmente se identificar, gostar do que faz e não fazer sobre obrigação. Precisa colocar o corpo em movimento, precisa gastar mais energia”, ressalta.

 

2. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados

 

A segunda dica seria riscar da lista de consumo aqueles alimentos ultraprocessados, que tem adição de gordura, de sal, de açúcar, gordura hidrogenada. Todos aqueles de pacotinho, sabe? Como macarrão instantâneo, lanches, bolachas, salgadinhos, sucos. “Esses alimentos de modo geral precisam ser evitados, se possível, ou diminuir”, conta a nutricionista.

3. Aumentar o consumo de alimentos naturais

 

Em contrapartida dos industrializados, quem merece um espaço maior na dieta são os alimentos in natura ou minimamente processados, que são os alimentos naturais que não tem adição de conservantes, sal, açúcar, corantes, gordura.“ É fundamental dar mais preferência pelas frutas, legumes, carnes mais magras, queijos, leites e derivados na alimentação”, diz Gabriela Alves.

 

4. Beber mais água

 

A nutricionista conta que pela Organização Mundial da Saúde cada um deve tomar pelo menos de 30 a 50 ml de água por quilo de peso, por dia. Medindo um total dá mais ou menos 2 litros para as mulheres e de 2,5 a 3 litros para os homens. “A dica para ingerir o necessário de água por dia é sempre andar com uma garrafinha de água para onde for, se manter bem hidratado antes e depois do treino.

 

5º Dormir pelo menos 7 horas por noite

 

A última dica é fundamental para o bom funcionamento do corpo. É necessário dormir pelo menos 7 horas de sono por noite, afinal, é durante o repouso que o corpo renova as células e que ocorre o pico do GH – hormônio que tem características de queimar gordura e produzir músculos. Por isso, a Drº Gabriela Alves ressalta que é importante procurar dormir mais cedo e geralmente dormir no mesmo horário.

 

Seguindo esses 5 pilares e consultando um especialista o processo de perda de peso se torna algo muito mais fácil e saudável.

Deixe um comentário