O que é Odontopediatria?
A Odontopediatria é a área da odontologia com especialização na saúde bucal de crianças e adolescentes. A especialidade tem como objetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento, e o controle dos problemas de saúde bucal de crianças.
Quadro de Cárie no Brasil
O número de cáries na infância está diminuindo no Brasil. Segundo os dados de Ministério da Saúde, em 1986, 6,7% das crianças entre zero e 12 anos tinham cáries. Dez anos depois, esse número caiu para 3,6%. As doenças de gengiva, porém, ainda continuam preocupando, porque podem atacar o osso onde os dentes se fixam. Para evitá-las, é necessário escovar os dentes com cuidado, passar fio dental e visitar o dentista pelo menos 3 vezes no ano.
No entanto, a distribuição de cáries na população infantil não é uniforme, está concentrada principalmente na população de baixa renda. Que dificilmente tem acesso ao tratamento odontológico e desconhecem as medidas básicas de prevenção.
A cronologia:
Erupção Dentária
A erupção (nascimento) dos dentes ocorre numa ordem bem definida e a seqüência em que cada grupo dentário começa a nascer ocorre numa idade aproximadamente constante para cada grupo.
Dentição Decídua
Dentição Decídua nada mais é que o dente de leite. A seqüência é a mesma para ambas as arcadas (tanto para os maxilares como para a mandíbula). Ao lado os incisivos centrais decíduos, os primeiros dentinhos a se despontarem na boquinha do bebê.
Prevenção de problemas precoce
A moderna odontologia caracteriza-se por promover a saúde bucal, por meio de técnicas comprovadamente eficazes de prevenção. Alimentação saudável, correta, higiene bucal e ausência de hábitos noviços, são atitudes preventivas. Mesmo quando a criança não representa cáries, os pais devem procurar o dentista para que este faça uma avaliação preventiva de cáries e problemas periodontais.
Quando iniciar as consultas?
O acompanhamento deve começar desde cedo com os pais e estender-se ao longo do desenvolvimento da criança, por meio de um trabalho contínuo de cuidados com a saúde bucal. Prevenir os problemas bucais em crianças é prevenir problemas no futuro.
A criança e o adolescente devem receber orientações e dicas sobre escovação e dietas, simultaneamente devem fazer o controle da placa bacteriana, aplicação tópica de flúor e selante.