Ortodontia
Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.
A função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores com os inferiores). Que é fundamental para a correção da mastigação e, consequentemente, a adequada nutrição e saúde bucal. Com o restabelecimento da oclusão, evitam-se problemas relativos à respiração, deglutição, fala e articulação temporomandibular.
Não existe idade máxima para a realização do tratamento ortodôntico, embora no paciente adulto alguns cuidados especiais devam ser tomados. Principalmente em relação aos tecidos de suporte dos dentes, que podem chegar a contraindicar o tratamento (problemas periodontais). O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidades de durar a vida inteira.
Uma vez que a base óssea foi corrigida no futuro não terá problemas. Na infância é possível fazer um tratamento corrigindo tanto o posicionamento dos dentes quanto o desenvolvimento e crescimento ósseo, evitando má oclusão na fase adulta.
Com o aparelho na boca, a rotina acaba sofrendo algumas alterações na boca devido ao uso, principalmente na hora de comer. É aconselhável evitar o consumo de alimentos duros, para evitar o deslocamento dos braquetes do aparelho.
O aparelho e nem a cola mancha os dentes. O que mancha mesmo são as placas bacterianas que se formam caso o paciente deixa de fazer a higienização correta. Por isso é importante após cada refeição escovar os dentes para evitar as placas bacterianas.
Durante esse processo, a força aplicada deve ser proporcional a capacidade de remodelação do organismo. Força mais leve e contínua são muito mais efetivas. O tratamento correto é sempre mais rápido, e não mais apertado causando assim o desconforto.
O tempo vai depender da discrepância que o paciente apresenta, sendo assim, cada caso terá uma evolução especifica. O paciente pode perceber o alinhamento dos dentes acontecerem rapidamente. No entanto, não quer dizer que o tratamento tenha chegado ao fim!
A partir dos 6 anos de idade já pode ir visitar o consultório e realizar uma avaliação com o especialista. Mas nunca é tarde para realizar o sonho de ter o sorriso bonito e alinhados, com o avanço da tecnologia, da para tratar pacientes desde os 3 aos 70 anos.