Você está visualizando atualmente Tudo Sobre O Dente Siso

Tudo Sobre O Dente Siso

O que são os dentes do siso?

Os dentes do siso são os últimos molares de cada lado os maxilares, são também os últimos dentes a nascer, geralmente entre 16 e 20 anos de idade. Como o dente do siso é o ultima dente permanente a nascer, geralmente não há espaço suficiente em sua boca para acomodá-los. Isto pode fazer com que os dentes do siso fiquem inclusos, dentes presos embaixo do tecido gengival por outros dentes ou osso, ou podendo causar inchaço ou dor.

Temos 4 dentes siso 2 superiores e 2 inferiores que nascem de forma aleatória, e ficam localizados atrás de todos os outros dentes. No término das arcadas dentárias em ambos os lados, o tempo que o dente demora a nascer depende em que parte do espaço existente nessas áreas.

Entenda a função do siso

Em primeiro lugar, é necessário entender a real função desse dente. Muitas pessoas costumam associar o sorriso apenas com a questão estética. Mas, de modo geral, os dentes e a boca fazem parte do sistema digestivo e possuem o papel de partir e mastigar os alimentos.

O siso tem a mesma função entre eles, quando esse dente tem espaço para nascer e consegue tocar no seu vizinho da maxila ou da mandíbula, ele ajuda na mastigação.

Problemas com o dente do siso

Podem ocorrer problemas com o dente do siso, principalmente associados à sua erupção parcial ou incompleta, nomeadamente uma forte inflamação dos tecidos moles circundantes, chamada de pericoronarite ou infecção pericoronária.

Nestas situações em que ocorrem problemas na erupção do dente do siso, sintomas como dor forte, gengiva inflamada ou gengiva inchada por edema ou abcesso, assim como limitação ao abrir a boca e mau-hálito são comuns ocorrerem. Ou seja, é verificada uma situação em que os tecidos moles ao redor do dente do siso se tornam inflamados devido à erupção do dente.

O dente pode ser extraído?

O sistema estomagnático que envolve todos os músculos da mandíbula vem se adaptando cada vez mais ao modo de alimentação do ser humano. Antigamente nos alimentávamos de comidas mais duras, como brotos, sementes e raízes. Que exigiam mais trabalho por parte dos maxilares para triturá-los! Hoje em dia, a exigência é menor, pois os alimentos são cozidos e processados. Devido a essa evolução, é possível prever a extinção do quarto molar, o siso.

Odontologia Suriso

Deixe um comentário