Você Sabe Escovar Os Dentes Corretamente?
A saúde bucal é essencial. Não só para um sorriso tranqüilo esteticamente agradável, mas também para nossa qualidade de vida, posto que os dentes saudáveis evitam muitas doenças sistêmicas. A higiene de toda a boca é absolutamente necessária. Escovar corretamente os dentes não é uma tarefa simples como parece. Odontologistas estudam, pesquisam e nos apontam as melhores e mais eficientes formais para deixar nossos dentes limpinhos e saudáveis.
Vamos á principais dúvidas.
Quantas vezes por dia devemos escovar os dentes?
No mínimo 2 vezes ao dia: pela manhã e à noite, antes de dormir. Idealmente deve-se também escovar os dentes depois do almoço e após a ingestão de um alimento muito rico em açúcar, como um doce gostoso, por exemplo.
Qual a maneira certa de escovar os dentes?
Para ter uma boa idéia do tempo necessário para uma boa escovação, use um relógio na próxima vez em que escovar os dentes. Escove os dentes com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar e para áreas situadas ao redor de restaurações e coroas. Concentre-se na limpeza de cada setor da boca.
Posso colocar pasta na escova inteira? Qual é a quantidade ideal?
Muita gente coloca pasta na escova inteirinha. Só que não é essa a recomendação. Deve-se colocar uma quantidade equivalente ao tamanho de uma ervilha. Isso basta para uma escovação eficiente.
Quando devo trocar minha escova dental?
Troque sua escova a cada três meses ou quando perceber que ela começa a ficar desgastada. Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de uma nova infecção por meio de germes que aderem às cerdas.
E o fio dental? É indicado?
Sempre é indicado. Antes da escovação utilize o fio dental, passando-o entre todos os dentes, para que os resíduos alimentares que nem sempre saem com a escovação sejam removidos.
Odontologia SuRiso.